Procurar emprego online em segurança: como se pode proteger e manter a tranquilidade

Já lhe aconteceu receber uma proposta de emprego online que parecia perfeita, mas que ao mesmo tempo lhe surgiu a dúvida: “Será mesmo verdade?”

É normal. Atualmente, quase todas as oportunidades nos chegam por email, pelas redes sociais ou outras plataformas digitais. A tecnologia abriu portas, mas também trouxe riscos.

E quando estamos à procura de emprego, já com alguma ansiedade natural por querer mudar ou encontrar estabilidade, esses riscos podem aumentar ainda mais a sensação de insegurança. 

Onde está o perigo?

Infelizmente, existem ofertas falsas que não passam de esquemas. Umas servem para recolher dados pessoais, outras tentam instalar vírus no computador, e algumas até pedem dinheiro antes de “avançar com a candidatura”. Quem procura trabalho de forma legítima pode sentir-se enganado, frustrado ou até envergonhado por ter acreditado.

Mas não há motivo para vergonha: estes esquemas estão cada vez mais sofisticados e qualquer pessoa pode ser alvo. 

O que podemos fazer para nos proteger?

A boa notícia é que existem estratégias que nos ajudam a navegar e concorrer a ofertas de emprego online, de forma segura e tranquila:

  • Não existem ofertas perfeitas – Desconfie sempre quando uma oferta de emprego lhe parecer demasiado boa. Investigue, por exemplo, a empresa e os contactos no LinkedIn ou na Internet de forma geral, antes de seguir para qualquer tipo de contacto.

  • Verifique sempre a origem – Caso a oferta lhe chegue via email, verifique o endereço de email do remetente. Caso a oferta lhe apareça em grupos de partilha em redes sociais, verifique o perfil e o link que a mesma partilha.

  • Confirme em fontes oficiais – Se a vaga existe, é provável que esteja também publicada no site ou redes sociais da empresa, como o LinkedIn.

  • Proteja as suas contas – Use palavras-passe seguras, não repita sempre a mesma e ative a autenticação em dois fatores.

  • Evite a partilha de dados sensíveis cedo demais – Dados como o IBAN só fazem sentido numa fase final e num processo contratual claramente legítimo. 

Um equilíbrio entre confiança e atenção

Procurar emprego já é um processo que mexe com a nossa autoconfiança e esperança no futuro. Por isso, é importante não deixar que o medo nos vença.


O segredo está em encontrar equilíbrio: confiar, mas com espírito crítico.

Manter a calma, verificar com atenção e pedir ajuda se surgirem dúvidas pode evitar muito stress e proteger não só os seus dados, mas também a sua tranquilidade ao longo da procura.

Escrito por António Amado, com co-autoria de Joana Amado.

Próximo
Próximo

O Candidato Perfeito